O Dia da Segurança na Faixa de Dutos ficou conhecido como Dia do 168.

A Transpetro promove anualmente, no dia 16 de agosto, uma mobilização com ações simultâneas em diversos estados brasileiros, para conscientizar a população sobre a importância da preservação das faixas por onde passam dutos de combustíveis em todo o país. O Dia da Segurança na Faixa de Dutos ficou conhecido como Dia do 168. O tridígito criado pela companhia é o canal oficial para contato direto da população para manter a integridade dos dutos. 

A companhia opera cerca de 8.500 quilômetros de faixas de dutos pelo país e está presente na vida de centenas de milhares de pessoas que moram em terrenos vizinhos às suas instalações, desde Coari, no Amazonas, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Para estreitar o relacionamento comunitário, a Transpetro mantém ativos diversos projetos, que impactam a vida de 800 comunidades em todo o Brasil. Mas no dia 16 de agosto, as ações refletem o compromisso da Transpetro com a segurança e com as pessoas. 

O 168, criado há sete anos, é o canal disponibilizado à população vizinha às faixas de dutos para envio de dúvidas e sugestões ou informação sobre movimentação suspeita nas faixas ou em terrenos próximos. Caso identifique atividades noturnas, cheiro forte de combustível ou presença de carros e pessoas com mangueiras e outros equipamentos, o morador deve acionar o número 168. 

O projeto Faixa Limpa 2, desenvolvido pela Transpetro em São Paulo, fomenta ações socioambientais e educativas, capacitação para o trabalho e geração de renda, redução de riscos à saúde e segurança e também intervenções, como limpeza de terrenos e instalação de hortas comunitárias, em espaços próximos às faixas de dutos da companhia. Tem ainda o propósito de divulgar o telefone 168, canal oficial da companhia com a população.

Segundo o supervisor de Faixa de Dutos da Transpetro, Genesis Galindos Rocha, a realização desse projeto é essencial para a coabitação entre a Transpetro, as faixas de dutos e as comunidades vizinhas.